Treinamentos

O Núcleo de Especialização em Robótica – NERO – tem como objetivo principal a formação de recursos humanos especializado nas áreas de controle, automação, eletrônica e informática. O conjunto dessas áreas constitui a robótica.
As pesquisas do grupo estão majoritariamente relacionadas à navegação de robôs móveis autônomos, seja atuando individualmente ou em cooperação com humanos ou com outros robôs.
No tocante a gestão de conhecimento, o NERO possui um grupo de tutores responsáveis pelo treinamento de novos integrantes. Esta ação visa facilitar a missão de aprendizagem dos ingressos e assim ter prontidão na formação de um profissional para a equipe. As tarefas durante a etapa de treinamento são passadas por coordenadores das linhas de pesquisa, denominados facilitadores.
Aos interessados a fazer parte do grupo, o NERO exige conhecimentos básicos de programação e bastante dedicação. Além claro, interesse em aprender, paciência para ouvir e vontade de ver todo o aprendizado adquirido sendo posto em prática. Os facilitadores e demais membros entendem que para quem nunca teve contato com a área de robótica, todo o processo pode parecer um tanto complicado, mas nada que alguns dias de leitura e simulações não resolva.
Atualmente, o material de apoio ao ingressante no NERO está documentado em artigos, monografias, dissertações e teses.
O NERO possui uma plataforma, desenvolvida pelos seus membros e constantemente atualizada, a fim de facilitar a utilização de todos os equipamentos existentes no laboratório. A Plataforma AuRoRA (Autonomous Robots for Research and Applications) propicia aos novos integrantes uma visão dos projetos até então desenvolvidos, e permite a replicação de tarefas já realizadas ou mesmo a formulação de novas propostas.
Sendo assim, o crescimento nesta área está condicionado à vontade de aprender, pois sempre haverá algum membro do NERO disposto a ensinar e auxiliar na realização das tarefas.